Novo cenário através da lei 11.638/07

A nova Lei contábil deve impactar a remuneração dos altos executivos, em especial daqueles que estão no top das corporações. Isso ocorre porque as novas normas modificam o cálculo do resultado e do patrimônio líquido das empresas, que servem de parâmetro para a parte variável do ganho desses profissionais.
A lei está em vigor desde o início do ano, e as empresas têm até 2010 para adotar as práticas contábeis conforme o padrão internacional de contabilidade, o IFRS (International Financial Reporting Standards). De acordo com as novas regras, as sociedades de capital fechado com ativos acima de R$ 240 milhões ou receita bruta superior a R$ 300 milhões e todas as empresas de capital aberto devem se adequar às novas normas.
As empresas do Paraná já começaram a se preparar. Segundo José Ricardo Oliveira, da área de Risk Advisory Services, da Ernst &Young, em Curitiba, as empresas do estado precisam se alinhar aos novos padrões contábeis que incluem mudanças nas sociedades anônimas e nas sociedades caracterizadas como de grande porte, independente de sua configuração jurídica.
Além das corporações, a nova lei interfere em vários setores da sociedade. Como a área contábil e as universidades, que precisarão atualizar as grades curriculares.

Investor

Educação a Distância