Contabilistas profissionais
Atualmente a contabilidade Brasileira que autrora seguia padrões de inspirações européia (Sérgio de IUDÍCIBUS 1995:35), vem tomando rumos verticalmente Americana, voltado para a investigação científica, produzindo trabalhos e artigos de alto valor, com grande perspectivas globalizada , onde há grande necessidade de controle da informação em tempo real.
observamos, que para continuarmos com a intenção de acompanhar as mudanças da tecnologia da informação contábil que o mundo globalizado têm exigido, será necessário manter uma postura proativa e muita perspicácia para compreender a sistemática econômico-financeira, política e social, em nível local, regional ou mesmo internacional. Sem essa concepção e consciência, o desenvolvimento profissional fica bastante prejudicado. (Resumo)
A Evolução da Contabilidade Gerencial
A contabilidade gerencial é o processo de produzir informação operacional e financeira para funcionários e administradores. Segundo Crepaldi (2004), a contabilidade gerencial é o ramo da contabilidade que tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais.
• Estágio 1 – em meados dos anos 50, o foco principal estava vinculado ao controle do custo de produção e a elaboração do orçamento;• Estágio 2 – acontece em meados dos anos 60, a contabilidade gerencial passa a fornecer informações para o controle gerencial;• Estágio 3 – já em meados dos anos 80, a contabilidade gerencial foi focada mais como ferramenta para minimizar os custos no processo começou-se a usar mais a tecnologia para auxiliar tal processo;• Estágio 4 – e em meados dos anos 90, a contabilidade gerencial passou a fazer parte integrante no processo de gestão, não só apenas na geração de informações, mas também na criação de valor, bem como na busca de se usar tal ferramenta como um diferencial para alcançar vantagem competitiva no mercado.













Gestão Total para Continuar
A gestão através dos conhecimentos contábeis no Brasil, ainda é um fator pouco utilizado, certo que as informações contida na escriturações contábeis fornecem as coordenadas para o bom desempenho empresarial, infelizmente há empresários que observa uma contabilidade burocrática e sem atrativo, simplesmente porquê no nosso Brasil as ações associativas vem discutindo ainda de forma muito tímida o uso da contabilidade na gestão, se limitando a orientar como comprar e vender. Atualmente as empresas que visam encontrar um lugar de destaque – diga-se, continuar sobrevivendo, seja qual for o ramo de atividade, necessita de gestão. Haja vista que o gestor dos dias atuais tem suas funções ampliadas, com profundos conhecimentos e responsabilidades imposta pela estrutura de custos quanto o de mercado.
Esse artigo continua em http://www.fiscolegis.com.br/ - seção opinião!
Rondinelli S. Souza - Contabilista
O Novo Papel do Contador
A Administração é o ramo do conhecimento que cuida da gestão dos recursos e do processo decisório. A Contabilidade, por sua vez, cuida do patrimônio da organização, expresso monetariamente e registra e fornece informações financeiras. Portanto, por um lado, a função principal do Administrador é a de gerir a organização e, por conseguinte, tomar decisões, por outro lado, o Contador tem, dentre outras responsabilidades, a função de cuidar da informação contábil e fornecer subsídios para que o Administrador possa exercer, com eficácia, as suas funções.
O Contador pode ir além e também participar do processo de tomada de decisão, sendo necessário, para isso, que incorpore conhecimentos de gestão organizacional, ampliando, assim, o seu leque de atuação e, com isso, afastando as críticas comumente feitas pelos gestores da organização, de que sua atuação profissional atende apenas às necessidades fiscais.
Rondinelli S. Souza - Contabilista
Marketing de sucesso

- Fale na mídia, de preferência sobre a sua área de atuação profissional - Não use chavões - Participe de entidades de classe - Se for capaz, publique livros e artigos - Freqüente cursos de pós-graduação - Mantenha a mídia informada sobre os seus projetos empresariais e pessoais relevantes - Procure um caminho original quando seus conhecimentos forem requisitados - Conserve amizades dos tempos de colégio e universidade - Não se deixe picar pela mosca da vaidade.
Rondinelli S. Souza - Contabilista
CONTABILIDADE DAS ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS

1 - A escrituração contábil é obrigatória para todas as organizações, sejam elas de fins lucrativos ou não, conforme determinam as Normas Brasileiras de Contabilidade. Da mesma forma, o art. 14 do Código Tributário Nacional exige a manutenção da escrituração das receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatidão (contabilidade organizada) como um dos requisitos para a isenção do pagamento do imposto de renda das pessoas jurídicas de fins educacionais e assistência social.


Rondinelli S. Souza - Contabilista
A contabilidade que sua empresa precisa!

Buscamos a satisfação e confiança de nossos clientes, prestando serviços precisos com qualidade, e auxiliando o crescimento empresarial de forma tranqüila e segura.

Contamos com uma estrutura totalmente informatizada, o que agiliza em muito o processo contábil, proporcionando a exatidão que sua empresa precisa.

Nós ajudamos sua empresa a cumprir as datas de vencimentos, esclarecer as normas de cada imposto, mas também assessoramos você em relação a previsões preventivas a fim de evitar surpresas.

Analizamos suas tributações, criamos métodos inovadores para redução de suas cargas tributárias, transformamos o valor economizado em investimento, tornando seu negócio mais competitivo e atraente ao mercado.

Rondinelli S. Souza CRCRJ 099.135
Funções da Contabilidade
As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.

Registrar: todos os fatos que ocorrem e podem ser representados em valor monetário;
Organizar: um sistema de controle adequado à empresa;
Demonstrar: com base nos registros realizados, expor periodicamente por meio de demonstrativos, a situação econômica, patrimonial e financeira da empresa;
Analisar: os demonstrativos podem ser analisados com a finalidade de apuração dos resultados obtidos pela empresa;
Acompanhar: a execução dos planos econômicos da empresa, prevendo os pagamentos a serem realizados, as quantias a serem recebidas de terceiros, e alertando para eventuais problemas.
Rondinelli S. Souza - Contabilista
DAS SOCIEDADES COLIGADAS
Art. 1097. Consideram-se coligadas as sociedades que, em suas relações de capital, são controladas, filiadas, ou de simples participação, na forma dos artigos seguintes.
Art. 1098. É controlada:
I - a sociedade de cujo capital outra sociedade possua a maioria dos votos nas deliberações dos quotistas ou da assembléia geral e o poder de eleger a maioria dos administradores;
II - a sociedade cujo controle, referido no inciso antecedente, esteja em poder de outra, mediante ações ou quotas possuídas por sociedades ou sociedades por esta já controladas.
Art. 1099. Diz-se coligada ou filiada a sociedade de cujo capital outra sociedade participa com dez por cento ou mais, do capital da outra, sem controlá-la.
Art. 1100. É de simples participação a sociedade de cujo capital outra sociedade possua menos de dez por cento do capital com direito de voto.
Art. 1101. Salvo disposição especial de lei, a sociedade não pode participar de outra, que seja sua sócia, por montante superior, segundo o balanço, ao das próprias reservas, excluída a reserva legal.
Parágrafo único. Aprovado o balanço em que se verifique ter sido excedido esse limite, a sociedade não poderá exercer o direito de voto correspondente às ações ou quotas em excesso, as quais devem ser alienadas nos cento e oitenta dias seguintes àquela aprovação.
Principais motivos para você contratar um ótimo Contador.

Economize nos Tributos! Pague o menor valor possível em impostos dentro da lei. Tenha um bom planejamento tributário.
Economize na Contratação! Conheça formas alternativas de contratação totalmente legais. Tenha um bom planejamento trabalhista.
Gerencie o seu negócio com competência! Uma contabilidade bem feita gera relatórios muito úteis para você administrar o seu negócio e saber para onde ele está indo. Você já pensou como seria bom ter uma Demonstração de Resultados e um Balanço Patrimonial sempre atualizados e precisos?!
Receba a Fiscalização Sem Medo! Com a documentação da sua empresa em ordem, você não terá problemas com a fiscalização federal, estadual ou municipal.Durma Tranquilo!
Tenha a confiança e a certeza de que a sua empresa está em dia com todas obrigações exigidas pelo governo.

Fonte:http://www.amigorico.org/contabilidade/contabilidade_porque.htm

Como concorrer com a modernidade

Atualmente tanto as empresas grandes como as mais modestas, vivem com o pesadelo das transformações observadas no atual mundo globalizado, com isso, o ser humano se preocupa em prever o futuro, estando relatado no livro de Gênesis o mais antigo desta espécie, quando Noé sabendo antecipadamente do dilúvio, pode salvar as espécies animais existente na época.
Observamos que desde os remotos tempos havia uma inserção da previsibilidade. Fica caracterizado uma busca da inovada conquista da modernidade, onde concorrer nem sempre é sinal de sucesso, adaptar a essa concorrência é um fenômeno paranormal de riscos. Atravessando a imaturidade alguns tem naufragado, dado a falta de um caminho a perseguir, no momento mais atual de nossa época a flexibilidade para lidar com essa modernidade revela complexidade e discórdia. (...)
Devido ao aumento da capacidade tecnológica desencadeada nas últimas décadas e a recente transnacionalização da concorrência, onde as empresas procuram cada vez mais ganho dde competividade e agilidade frente as mudanças, surge a necessidade de adaptação. A globalização permitiu o avanço do conhecimento transcultural e atualização técnica junto com os seus conceitos negativos e positivo do desemprego, na dominação das grandes corporações transnacionais que muitas vezes, poucas delas em conjunto são maiores do que vários países somado, não só em termos de faturamento, mas em termos de poder, de influência nas decisões dos governantes. Desta forma, o controle organizacional do proprietário passa por um administrador, tornando a sobrevivência dessa empresa uma responsabilidade social, onde em situações estáveis a informação contábil, seja financeira ou gerencial dar o tom da velocidade, com que essa empresa ou entidade vai avançar no mercado, uma marca do controle definido de responsabilidade, forte comunicação e interação vertical, lealdade e respeito aos clientes, fornecedores e a massa de produção operacional; o trabalhador, o recurso mais valioso nessa concorrência moderna. (...)
Continua na íntegra em http://www.fiscolegis.com.br/ seção artigos publicados
Rondinelli S. Souza – Contabilista

OBS: Os textos veiculados nessa página podem ser reproduzidos gratuitamente mediante a citação da fonte e do crédito do autor.

O valor do patrimônio

Atualmente o balanço que vem sendo utilizados com aspectos apenas financeiro e patrimonial, com preferência monetária, observando que a moeda, jamais poderá ser o exclusivo meio de evidenciar as riquezas produzidas pela empresa.
A função do capital empresarial não conclui apenas em admitir e demitir, valorizar e treinar colaboradores, como forma de mensurar a força da movimentação de seu capital, existem nesse nicho formas mais relevantes que ampliam os horizontes contábeis, que deixaram de ser examinadas em função da análise financeira, seria necessário considerar aspectos sócios ambientais, em que o patrimônio estar investido.
O valor ambiental do patrimônio não se confunde com o valor da moeda e muito menos com o valor contábil, a exemplo de uma empresa que vem evidenciando a movimentação de emprego, admissão, demissão e baixa de pessoal, como elemento invaliáveis, precisando ser conhecida e entendida sua eficácia.

Rondinelli S. Souza - Contabilista
OBS: Os textos veiculados nessa página podem ser reproduzidos gratuitamente mediante a citação da fonte e do crédito do autor.

O que pensamos:


Num mercado dominado pela tecnologia e que exige cada vez mais confiabilidade, reunimos: A tradição de quem está operando no setor e pode oferecer segurança e experiência à atividade empresarial, e os mais avançados recursos da informatica, indispensáveis para agilizar as decisões e operacionalização dos trabalho. Prestamos serviços de qualidade na área contábil e compartilhamos os problemas dos Clientes, vivemos o seu dia-a-dia, participamos do planejamento de seu futuro e temos em nosso Cliente um parceiro de negócios. Agilizamos contatos, colaborando nas tomadas de decisões e auxiliando na busca de mais qualidade na sua empresa.

Rondinelli S. Souza _ Contabilista


Termo de uso


Av. Teixeira e Souza 557 - Centro - Cabo Frio - RJ
Contatos:
(22) 3512-8512 ramal 2586 opção 1
Tel: (22) 98117-1718
e-mail : contabilidade78@yahoo.com.br

Termo de uso

Investor

Educação a Distância