Busca de ajuda profissional, em diversas áreas do conhecimento, pode ajudar sua empresa crescer

Falta de informação. Este é o principal problema enfrentado hoje por empresários que pretendem alavancar seus negócios, mas não conseguem. É o que afirma Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro, gerente regional de uma unidade do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Uma das soluções é buscar, para cada área da sua empresa, o conhecimento com profissionais especializados. Além de ajuda técnica especializada, o empresário necessita também de ferramentas adequadas (softwares, pesquisas de mercado, equipamentos, formulários de controle, profissionais capacitados etc) e, o mais importante, atitude e vontade para melhorar.
Busca de ajuda profissional, em diversas áreas do conhecimento, pode ajudar sua empresa crescer. Um profissional indispensável para todas as empresas é o Contabilista. Para o Professor Doutor Antônio Lopes de Sá, especialista de renome na área contábil do país, a contabilidade é a ciência da prosperidade dos empreendimentos humanos; ou seja, ela estuda a riqueza sob o aspecto da eficácia desta. Para ele, "os contabilistas são competentes, pois representam um verdadeiro contingente de bem-estar das sociedades humanas".
O Professor Lopes de Sá afirma ainda que a grande missão do contabilista é orientar para que todas as empresas sigam caminhos adequados, no sentido de serem perenemente eficazes. "Zelando para que estas empresas não cometam erros, para que atendam às múltiplas exigências do Poder Público, os profissionais da contabilidade cumprem as suas missões de forma competente", diz o Professor. Somente no Brasil, existem 400 mil contabilistas e ainda 70 mil empresas de contabilidade. Entre as principais entidades de classe estão os Conselhos Regionais de Contabilidade, os SESCONs (na parte empresarial contábil), seguidos dos sindicatos, associações, academias e institutos diversos.
Panorama
Lopes de Sá vê o mercado de trabalho, na área da contabilidade, como o melhor dentre todas as profissões. Segundo ele, cada empresa, cada instituição, precisa ter pelo menos um contabilista responsável. "Com o crescimento da produção nacional, sempre maiores serão as necessidades desses profissionais", afirma. A maior dificuldade enfrentada hoje pelo profissional da contabilidade é atender aos excessos da burocracia fiscal. "Em segundo lugar é conciliar ética com os graves defeitos da lei, que interferem no campo contábil", afirma. Várias são as funções do contabilista, mas as de grande destaque são as de responsabilidade pela informação patrimonial, fiscalidade, auditoria, perícia e consultoria.
Para o futuro da profissão, Lopes de Sá destaca que todos os setores possuem perspectivas relevantes, mas os relativos à informação e perícia são os que oferecem melhores oportunidades no mercado de trabalho. "Novos campos estão sendo abertos nas áreas da contabilidade social, ambiental e de estratégia", conta. "É preciso manter conhecimento teórico associado ao prático. Não adianta apenas saber fazer - é preciso saber por que se faz."
Multidisciplinar
Para que uma empresa consiga alcançar o sucesso, é preciso que ela tenha bons resultados também em outras áreas do conhecimento. Além do contabilista, muitas vezes ela ainda precisa de orientação e boa assessoria sobre engenharia, advocacia, marketing, administração, gestão de pessoas, entre outras.
No entanto, essa assessoria muitas vezes não precisa ocorrer simultâneamente. É preciso identificar as prioridades, empenhando esforços nas áreas que apresentam maior carência.
Feiras e eventos voltados ao segmento de atuação da empresa são importantes para buscar informações atualizadas sobre ferramentas e tendências de mercado.
Outra dica é procurar entidades de classe, sindicatos ou associações de cada categoria, localizados na sua região, para pedir orientações sobre determinados assuntos. O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), por exemplo, possui inúmeras unidades espalhadas pelo Brasil, que podem assessorar o empresariado local. Na internet, também é possível localizar sites que indiquem a melhor forma de obter informações e endereços das unidades procuradas.
Com essas ações e ajuda profissional de especialistas, você estará dando passos importante para o crescimento de sua empresa.
Fonte: Sebrae

AUDITORIA E GESTÃO EMPRESARIAL



A auditoria, tanto a externa (também chamada independente), quanto interna, tem muito a colaborar na gestão de entidades, já que a complexidade operacional e demandas por controles do patrimônio exigem acompanhamento efetivo por parte dos gestores, acionistas, controladores ou fornecedores de capital.
Por exemplo, na aquisição de uma empresa já estabelecida, o adquirente que assume a responsabilidade de um empreendimento precisa conhecer como estão os registros contábeis, qual a situação patrimonial da empresa adquirida, enfim, conhecer aquilo que se assumirá. É imprescindível conhecer todas as contas do ativo e do passivo, direitos e obrigações, a curto e longo prazos e tudo mais, antes de tomar a decisão de adquirir um negócio já estabelecido.Além da auditoria interna regular - ajudando a eliminar desperdícios, simplificar tarefas, servir de ferramenta de apoio à gestão e transmitir informações aos administradores sobre o desenvolvimento das atividades executadas, um gestor pode servir-se de auditorias externas independentes. Estas, seja por exigência de órgãos reguladores, dos órgãos societários ou para atender a exigências legais, suprirão os administradores e acionistas com uma opinião abalizada sobre as demonstrações contábeis, de modo que essas passem a merecer a credibilidade necessária por parte dos usuários das informações econômico-financeiras auditadas.A existência de auditorias regulares permite minimizar a possibilidade de fraudes. Uma boa auditoria revela, nos relatórios, falhas de controles que deverão ser supridas, permitindo aos gestores ações práticas em prol da defesa do patrimônio.Um bom gestor sempre valorizará as atividades de auditoria, sejam internas ou externas. Afinal, "quem não deve não teme", e a transparência é a marca de um bom administrador.
Agindo desta forma, os administradores que prestaram contas de maneira aberta se cercaram de cuidados com relação ao ambiente de controles internos da empresa. Esses gestores melhoraram seus sistemas de contabilidade e controles, criando condições para que a contabilidade produzisse demonstrações contábeis confiáveis e que representassem a posição patrimonial e financeira da sociedade, bem como o resultado de suas operações no exercício em avaliação.
A tendência é que a auditoria seja uma ferramenta cada vez mais presente nas organizações, e quem desprezá-la levantará suspeitas sobre si - afinal, por que não utilizar-se de uma ferramenta que comprovadamente traz benefícios aos controles de qualquer entidade?
Fonte: Portal de contabilidade

Marketing Para o Contador

MARKETING PARA O CONTADOR

O profissional de contabilidade não é muito sintonizado em marketing, até por que a grande maioria não entende muito bem a esse respeito, e nem sabe ao certo o que vem a ser. Não estou aqui desqualificando a minha categoria, porém quero chamar a sua atenção para esta necessidade, pois em toda profissão é necessário ter um meio de divulgação dos seus serviços.
(...)Para o contador ter uma vida bem sucedida nas suas atividades, é, portanto, necessário que ele saiba escrupulosamente tratar muito bem de si mesmo, e do maior bem patrimonial que possui que é do seu do conhecimento, seu ativo por natureza, de maior valor.
A grande maioria não sabe, e nem conhece ao certo o que é marketing pessoal, e às vezes pensa que marketing é apenas uma divulgação na lista telefônica, ou algo parecido, mas vai muito, além disso, pois é um conjunto de ações que irá implementar o marketing do contador.
(...)
E o profissional desatento com o meio onde estar inserto poderá ter muitas dificuldades, não só profissionalmente, mas também socialmente.
Seja mais observador, passe a daqui para frente a olhar melhor como funciona as coisas, olhe para si mesmo e pergunte a você o seguinte: eu contrataria este profissional para tomar conta de minha empresa?
Veja bem, quando fizer a indagação perceba e leve em consideração todos os aspectos de sua vida como profissional, na família, na comunidade, no meio em que freqüenta, e como você anda por aí, no meio da sociedade.
(...)
Vejamos os principais aspectos que o contador deve estar atento para mudar a sua situação atual:

1) Leitura de livros

O contador deve procurar se aperfeiçoar lendo; se é através da leitura da legislação que executamos nossos serviços, é óbvio que através dela também obteremos outros resultados para beneficio próprio.
Quando lemos um livro sobre finanças, marketing, auto-ajuda, ou outro qualquer que contribua com o conhecimento de modo geral, você passa a conhecer melhor, e sabe como discutir determinado tema num grupo social.
Mas se você não lê como poderá saber, procure compreender que ter o hábito de leitura é fundamental para qualquer pessoa, mas, sobretudo para um profissional é essencial, por que ele irá usufruir profissionalmente.
(...)
A participação de encontros, congressos e etc são importantes porque você conhece pessoas que vão contribuir para sua formação do conhecimento, ou no mínimo adquirir uma boa amizade que pode lhe render bons resultados. É através de uma conversa que você pode encontrar a saída para um problema ou a solução de uma dificuldade. Você pode discutir um tema de livro que leu e que entendeu de uma forma, e seu amigo entendeu de outra maneira, e chegará a uma conclusão, e então poderá colher outra solução que queria achar.
Quando você estiver num cliente e surgir uma conversa, e você participar dela sabe o que vai dizer e opinar sobre o tema, e você passa a ser formador de opinião; com certeza seu cliente vai se sentir lisonjeado de tê-lo como seu contador, e vai fazer questão de falar do seu contador.
Reflita sobre a necessidade da leitura, e sobre o aprendizado que dela você vai usufruir.

2) Maneira de se vestir

Você já deve ter visto profissionais que andam de uma maneira que não parece o que faz, quero dizer o seguinte, na maioria das profissões a pessoa transmite para sociedade aquilo que faz com sua maneira de andar, isto é, de vestir e de se conduzir.
As pessoas podem lhe conhecer pela sua maneira de se vestir, ou aparecerá algum destaque que a sociedade vai vê, pois irá chamar a atenção, é, pois importante estar sempre bem vestido, pode ser de modo simples, mas que seja adequadamente a cada situação, sobretudo quando se trata de trabalho profissional.
(...)
Então concluímos que as vestes falam muito bem de você mesmo, por isso você deve mudar sua postura como contador, e observe o que com o tempo irão comentar; isso se repercute na sociedade, e no seu trabalho de modo muito eficaz, aduzindo para você bons resultados.

3) Maneira de falar

Este item estar concatenado com o primeiro, pois a leitura irá favorecer muito bem a você saber falar. Porém, nada lhe impede de fazer um curso de oratória.
A sociedade fica observando como você fala o tempo todo, inclusive a sua família, que também lhe observa.
O futuro cliente que observa tudo em você, irá com toda certeza vê em você esse aspecto e julgá-lo.
Cuide-se para estar sempre à mão com o dicionário tirando as dúvidas, isso é normal e muito comum, com o passar do tempo o hábito lhe fará uma pessoa conceituada dentro da sua sociedade.

4) Postura participativa

O quanto é bom para nosso ego a participação de encontros, a contribuição que damos aos colegas da classe contábil, é ensinando que se aprende muito mais e melhor, por que aqui estar à pesquisa do assunto indagado.
(...)
É na participação que nós crescemos profissionalmente e também socialmente. Por isso não perca a oportunidade de participar de seja o que for na sua classe profissional.
Procure participar na sua comunidade, no seu bairro, na sua igreja, que as pessoas vão ficar te conhecendo facilmente.
E assim você irá crescendo profissionalmente, e socialmente, e certamente haverá resultados.

5) Apresentação do contador

O contador estar sempre se apresentando para sociedade e para seus clientes. Há um público para o qual você se apresenta todos os dias, e este público estar a cada dia fazendo uma avaliação a seu respeito.
Portanto deve o profissional ter os devidos cuidados de como é visto pela sua classe social, e como é sua imagem pessoal perante a clientela.
Trate de ser e ter uma mente profissional, por que nós somos aquilo que nossa mente repete várias vezes; veja quando alguém olha para você e vai logo dizendo que profissão você exerce, e que tipo de profissão.
(...)

6. Considerações finais

Assim, portanto o profissional contador deve ter como escopo de trabalho, não só a apresentação de seu serviço, mas procurar aperfeiçoar sua maneira de lidar com a clientela, pois à medida que busca crescimento profissional deverá também estar empenhado na sua conduta e aparência perante seus clientes.
Quando, pois você conhece de um determinado assunto, com certeza você fala dele com propriedade e certeza do que fala, da mesma forma sua imagem irá transmitir para o seu público aquilo que você é no seu trabalho.
O marketing para nós dever ser buscado tanto quanto os nossos conhecimentos em contabilidade, por que dependemos dos clientes, e por isso eles nos vêem, e somos criticados por todos a nossa volta.
Por mais paradoxo que seja a crítica traz muitos benefícios para nós, por vezes refutamos a idéia de crítica, porém é através das críticas que nós crescemos muito, então este é um lado bastante positivo para nossa vida profissional; esteja apto a ouvir as criticas a seu respeito, pois serão com elas que você irá crescer muito.
Entretanto, às vezes o profissional não quer ouvir as opiniões sobre seu trabalho, ou quanto ao modo como o faz, e isso só traz prejuízos de natureza profissional; por isso quando um cliente reclamar, ou criticar guarde bem o que foi dito a você, e procure melhorar naquilo que foi reclamado; pois quando há uma reclamação é sinal que ainda se quer aquele serviço, porém de modo melhorado, ou aperfeiçoado para que se possa continuar com o serviço, reflita sobre isso.
Portanto, procure ouvir as pessoas e refletir sobre as palavras, e, no entanto burilar o trabalho, e a maneira da execução dos serviços, como também a maneira de atender o cliente; mas torne-se um aprendiz por que a cada dia temos algo novo para aprender, pois somente assim é que crescemos profissional e socialmente. O nosso aprendizado se dar no dia a dia da profissão, pois todos os dias estamos aprendendo algo, por que estamos inserido dentro de um contexto social de uma classe profissional.
Logo, devemos estar na posição de um aprendiz, só assim podemos colher bons frutos na nossa profissão. O seu sucesso profissional, também depende de você.
Por: Francisco de Assis dos Santos - Bacharel em ciências contábeis e pós-graduado. Perito Judicial, Contador titular do escritório: Contafas Consultoria e Assessoria Contábil. Autor de artigos publicados na área contábil e de perícia contábil.

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